segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Departamento de Assistência Social: Acompanhando de perto as necessidades da população
Recentemente aconteceu em Nova Campina, a II Conferência Municipal de Assistência Social. Participamos do evento e ao final entrevistamos a assistente social do município, Lys Helena Lamera. Confira um pouco sobre como anda o trabalho do Departamento Municipal de Assistência Social de Nova Campina e saiba um pouco sobre o que é, e qual a importância da conferência para a área de assitência social.
Assessoria de Imprensa (A.I) - Qual a importância da Conferência para o município?
Sendo a conferência um espaço de debate coletivo, ela proporciona a oportunidade de uma participação mais representativa onde se discutem e se avaliam.
Debater a Assistência Social na perspectiva da articulação do protagonismo dos usuários na implementação do SUAS (SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ) e no fortalecimento do controle social.
Discutir e avaliar a participação popular e o exercício do controle social no âmbito do SUAS.
A Conferência foi muito importante, pois é através dela que avaliamos e propomos novas diretrizes para o aperfeiçoamento do sistema único de assistência social, na perspectiva da participação e do controle social.
A.I - Quem serão os delegados que irão representar Nova Campina na Conferência Regional?
Os delegados eleitos foram: Pastor Osvaldo Lima e Lys Helena. Um representará a sociedade civil e outro o Poder Público.
A.I. - Como você avaliou a II Conferência?
Achei muito produtiva, fiquei muito feliz, pois a população usuária participou e isso é muito importante e fundamental para a execução da política de assistência social.
A.I. Comente sobre o trabalho da Assistência Social em Nova Campina. Como estão as atividades atualmente?
Atualmente é realizado no Departamento, o trabalho de proteção social básica; um trabalho preventivo e que é realizado com famílias inseridas nos programas sociais. Realizamos também atandimentos e benefícios eventuais, como proteção especial, que é o caso dos atendimentos emergenciais, prestação de benefícios continuados, visitas domiciliares, atendimentos a população. Além de 2ª via de certidões de nascimento e casamento, palestras e atividades sócio-educativas e passeios culturais, com beneficiários do Ação Jovem.
Estamos também finalizando o recadastramento do Bolsa Família, faltando apenas alguns bairro da zona rural(Recadastramento de porta em porta)
A.I. - Comente sobre os programas.
Todos os programas sociais desenvolvidos na assistência são passados por uma valização, pois é importante saber que existe critérios para receber os benefícios.
Todos tem direito de fazer o cadastro,porém nem todos tem direito de receber, pois é necessário avaliar a renda familiar e diversos critérios precisam ser considerados.E o mais importante, a só será beneficiada se estiver realmente em situação de pobreza ou extrema popreza. Todas as famílias atendidas estão sendo acompanhadas.
Temos hoje: 660 famílias beneficiadas eplo Bolsa Família
120 famílias beneficiadas pelo Renda Cidadã
60 jovens no programa Ação Jovem
É preciso participar das ações desenvolvidas na assistência social, é preciso perguntar, saber de seus direitos e tambvém dos seus deveres, pois quem pergunta, com certeza aprende"

Nenhum comentário:

Postar um comentário