terça-feira, 11 de agosto de 2009

H1N1


Vigilância Epidemiológica fala sobre vírus H1N1

Em Nova Campina trabalho de prevenção é realizado: Departamento segue todas as orientações do ministério da Saúde

Na noite de ontem (10), conversamos com a diretora da Vigilância Epidemiológica de Nova Campina, enfermeira Juliana Sala, a qual nos orientou em relação ao trabalho de prevenção. Segundo Juliana, em Nova Campina está tudo controlado, não tendo nenhum caso e nem suspeitos. Conforme orientou a diretora, o trabalho dentro do departamento de saúde está sendo realizado em conjunto e todos os profissionais do setor já estão preparados e informados quanto aos procedimentos em relação a eventuais casos de supeitos.

Grupo de Risco
Segundo a enfermeira, são consideradas as pessoas contaminadas pela influenza A H1N1, os idosos acima de 60 anos, crianças menores de dois anos, gestantes, pessoas com diabetes, doença cardíaca, pulmonar ou renal crônica, deficiência imunológica (como pacientes com câncer, em tratamento para AIDS), e também pessoas com doenças provocadas por alterações da hemoglobina, como anemia falciforme.

Se houver pacientes que apresentem os sintomas, imediatamente estarão sob os cuidados médicos especiais, uma vez que já possuem problemas de saúde que podem se agravar com a contaminação do vírus H1N1.

De acordo com Juliana, esses casos serão encaminhados para a Santa Casa de Itapeva.

Conscientização
O Departamento Municipal de Saúde já iniciou uma campanha de orientação e conscientização sobre o vírus e está trabalhando através de todos os profissionais, com distribuição de panfletos, informativos e, se necessário, palestras. Juliana Sala ainda informou que nas escolas haverá um trabalho intenso de orientação com os profissionais e os alunos.

Todo o trabalho de orientação segue em todo o município.
Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória causada pelo vírus A. Devido a mutações no vírus e transmissão de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou de secreções respiratórias de pessoas infectadas. O Ministério da Saúde tem feito uma série de recomendações a respeito da doença, popularmente chamada de Gripe Suína. Os municípios brasileiros, através de suas Secretarias de Saúde estão desenvolvendo várias atividades no sentido de alertar a população sobre os cuidados que deve ter para evitar a gripe, bem como procurar atendimento médico quando sentir os sintomas apresentados pela referida doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário