quarta-feira, 31 de março de 2010

Cachorro nas ruas: ameaça à saúde pública





Prefeitura pede colaboração da população


A prefeitura de Nova Campina pede a colaboração de toda a população e principalmente aos donos de cães da cidade que mantenham seus animais identificados e vacinados. De acordo com a diretora do Departamento Municipal de Agricultura, Rosana Bertoni, é imprescindível o tratamento adequado e que se tenha cuidado com os bichinhos. Conforme informou a diretora, solicita-se à população apoio e parceria para o controle de cães nas ruas, mantendo-os identificados, vacinados com carteira de vacinação e ficha de cadastramento, presos dentro dos limites da casa ou propriedade.

Rosana também faz uma alerta para que os donos de cães mais perigosos e bravos tenham total cuidado em relação à permanência destes em local fechado e adequado. “Podemos ter problemas com cães bravos, que por ventura possa morder alguém, e podemos ter problemas com doenças transmitidas por estes animais. Todo cidadão têm direitos e deveres, em todos os aspectos. Quando se tratando de ter animais de estimação o exercício da cidadania não nos foge a regra”, explica Rosana.
Direitos dos animais

Todos os bichos tem direito assegurado por lei de proteção, que não permite maus tratos, seja ele animal doméstico ou animal silvestre. À sociedade cabe o dever de principalmente vacinar e cuidar dos mesmos, isto se chama “Posse Responsável”.
Perigo

O cachorro não vacinado e que vive solto pelas ruas, pode adquirir várias doenças e causar a população riscos inerentes à saúde publica. Cachorros não vacinados e soltos nas ruas podem adquirir doenças como sarna, leishmaniose, raiva, toxoplasmose, cinomose entre outras que são nocivas a saúde humana, podendo em alguns casos levar até a morte ou causar sérios danos ao organismo humano.

Medidas legais, administrativas e políticas estão sendo tomadas para solucionar mais este percalço em nosso município. Os departamentos de agricultura assim como o departamento de saúde estão conjuntamente trabalhando em prol da saúde da população, elaborando leis para regulamentar o recolhimento desses animais, cadastramento dos mesmos, abrigo para mantê-los enquanto sob guarda, em alguns casos castração, até a orientação para outros destinos

Para maiores informações consulte a Casa de Agricultura do Município ou ligue para: 3535 1241.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário