quinta-feira, 26 de março de 2009

Contratação de Fonoaudióloga e Psicóloga na Educação Municipal visa mais qualidade para nossas crianças

Érika Andrade Zambon, fonoaudióloga e Vanessa Rodrigues, psicóloga falam sobre suas atividades


Contratadas recentemente, as novas profissionais já estão em plena atividade. Em uma entrevista à assessoria de Imprensa da prefeitura, elas contaram sobre as atribuições de suas respectivas funções e falaram um pouco sobre de como serão desenvolvidos os seus trabalhos na Educação Municipal.Confira:


Quais as atribuições das Funções?
Fonoaudióloga –Erika - A atribuição do Fonoaudiólogo da educação é a participação na equipe escolar, triagem e terapia. A terapia fonoaudiológica visa sanar toda e qualquer dificuldade da fala, audição, linguagem, voz e aprendizagem, adequando a comunicação do individuo, pois é através dela que a pessoa interpreta e expressa seus sentimentos e pensamentos, interagindo com outras pessoas, numa troca de informações e experiências que o enriquece cada vez mais.
Psicóloga – Vanessa - As principais atribuições do psicólogo da educação são: proporcionar atendimento aos alunos encaminhados por meio da avaliação da psicopedagoga; oferecer orientações aos pais e professores dos alunos atendidos; assessorar na elaboração de projetos pedagógicos coerentes com os vários segmentos da escola; realizar avaliação dos alunos de acordo com os projetos implementados; elaborar diagnóstico de problemas relativos a queixas escolares.

Como será desenvolvido o trabalho?
O nosso trabalho será desenvolvido prestando assistência exclusiva aos alunos, professores e pais que acompanharão o desenvolvimento de seus alunos/filhos.

Projetos para 2009?
O nosso projeto para 2009 é a criação do Centro Educacional de Atendimento Especializado – C.E.A.E., que terá como objetivo acompanhar todas as crianças em idade escolar que necessitem de atendimento especializado por fonoaudióloga e/ou psicóloga.

Como serão estes atendimentos?
Os atendimentos especializados funcionarão em horário contrário ao período de aula da criança, essa será acompanhada uma ou duas vezes por semana dependendo da necessidade, sendo que todos os alunos da sala de recursos serão contemplados pelo atendimento.

Dentro de todo este trabalho, quais são as perspectivas?
A nossa perspectiva com essa equipe multiprofissional junto à escola é de que haja um melhor desenvolvimento e aproveitamento escolar, enriquecendo a aprendizagem escolar e a criança como um todo.

A atuação do fonoaudiólogo e do psicólogo na educação contribui expressivamente para a prevenção, identificação precoce e terapia de muitas dificuldades apresentadas pelas crianças em faixa escolar.
“É importante salientar que se trata de atendimentos especializados, terapêuticos, ou seja, visando a melhora das dificuldades escolares das crianças de cunho emocionais e/ou de aprendizagem”, ressalta Érika.
.
Para isso, esses profissionais realizarão triagens, planejamentos, atendimentos, terapia, ou os encaminhamentos necessários, oferecendo ainda orientações aos seus familiares e professores, favorecendo a evolução da criança no âmbito social e educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário