sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009


Trabalho da Equipe de Nutrição no Município vem somando resultados positivos na Educação



A Nutricionista do Departamento Municipal de Educação, América Mancebo, realizou no último dia 4, um Curso de aprimoramento direcionado às merendeiras, diretores de escola e membros do CAE (Conselho de Alimentação Escolar). Acompanhada de sua equipe de nutrição, composta pelas Técnicas, Adriana, Marta e Sandra, América reuniu todos os envolvidos com a alimentação escolar.
Segundo América, o Curso teve o objetivo de fazer uma integração entre os envolvidos e assim passar orientações necessárias à melhoria da qualidade e educação nutricional nas escolas.
América, que há dois anos vem desenvolvendo o trabalho de acompanhamento adequado da alimentação nas escolas, diz que Nova Campina é privilegiada e que está muito bem nessa área. O trabalho da equipe que é muito importante para a saúde dos estudantes segue critério rigoroso de acompanhamento em todas as escolas do Município.
Ressaltando a importância deste trabalho, a equipe de nutrição do Município tem realizado Cursos, e palestras, integrando assim toda a rede de profissionais e setores municipais ligados a alimentação escolar.

Após o último Curso, realizamos uma entrevista com América, a qual nos contou os detalhes sobre o trabalho da equipe de nutrição municipal



Neste mais recente curso, você reuniu não só as merendeiras - como sempre fez -, mas também convidou professores, diretores e os membros do Conselho de Alimentação. Qual a intenção?

América - Reunimos estes profissionais para integrá-los em relação aos assuntos relacionados a qualidade da merenda escolar. Para as merendeiras o conteúdo abordado foi uma forma de reforçar os cursos anteriores, para os diretores o objetivo foi do envolvimento dos coordenadores e professores em desenvolver projetos e incluir o tema educação nutricional na sala de aula.


Qual a proposta para incluir o tema "educação nutricional", em sala de aula?

América - Bem, através de projetos, hortas e diversas outras atividades. Os professores podem solicitar que a equipe técnica vá até as escolas. Estamos à disposição para ministrar palestras. Focaremos não só no quesito merenda escolar, mas também na criando palestras, gincanas sobre nutrição e também reunirmos professores de educação física para atuarem mais ativamente com os alunos sobre a prática de atividade física e uma alimentação mais saudável em casa.


A participação do CAE no Curso então tem fundamental importância?

América – A inserção da participação dos membros do CAE, no Curso é vital para o bom andamento do trabalho. O envolvimento do CAE com as escolas e funcionários, é muito importante, pois além do aprendizado eles também foram direcionados para fiscalizar as escolas, no quesito, higiene, controle de estoque, manipuladores e condições físicas das cozinhas.

Como foi desenvolvido este Curso, recentemente realizado?

América – Através de várias orientações, utilizamos a cartilha enviada pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de São Saulo da Baixada Santista. Além dessa, foi abordado em forma de check-list, onde continham todas as informações que devem ser observadas ao fiscalizar uma cozinha e assim os participantes se distribuíram em grupos e puderam avaliar sua própria escola. Foi um bom trabalho!

Quais a metas para 2009?

América –
Esperamos que em 2009 os projetos sejam colocados em prática e levados a sério por todos os envolvidos com a alimentação dos alunos. Diretores, professores e pais serão agregados a atuarem nas escolas e em suas casas, para assim valorizar a saúde e a boa alimentação, gerando qualidade de vida para a futura população de Nova Campina.
A Prefeitura tem investido e dado todo o suporte necessário para a realização dos trabalhos, precisamos cada vez mais da participação dos envolvidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário